Logotipo Principal LCbank Home

Empresas que compram rpv: Critérios e etapas

Publicado em 17/07/2024

Conheça como as empresas que compram RPV agilizam o recebimento de créditos judiciais, os critérios e etapas para vender sua Requisição de Pequeno Valor.

 
Empresas que compram rpv: Critérios e etapas

São inúmeras as empresas que compram rpv no Brasil.

Surgem justamente pela alta demanda de processos parados e por isso, as empresas entram com serviço de negociação de compra e venda de créditos judiciais.

As empresas se especializaram nesse ramo, aproveitando a possibilidade e a validação na lei com a modalidade de cessão de crédito.

Por suas vez, a modalidade oferece às pessoas a oportunidade de pular a fila de espera e ter acesso a parte do valor que lhes é de direito, afinal, ter um precatório a receber é justamente o fruto e o resultado de um processo vitorioso na justiça.

Aqui há interesses em comum, pois a venda ocorre porque o credor não deseja mais esperar, e o mesmo vale para o comprador, que exerce sua atividade em um negócio jurídico.

Como é a atuação das empresas que compram RPV?

Quando você vende uma Requisição de Pequeno Valor, está na verdade trabalhando com empresas especializadas que atuam como uma ponte entre você, que tem o título, e o devedor, que é um órgão público.

Essas empresas compram seu precatório por um valor menor do que o total que você receberia, mas em troca, assumem todos os riscos e a burocracia do processo judicial para cobrar o valor integral do devedor.

O processo de venda de uma RPV para uma empresa envolve algumas etapas simples:

 

  • Análise da RPV: A empresa vai avaliar seu processo, levando em conta alguns fatores importantes:
  • Origem da dívida: Se a dívida é federal, estadual ou municipal;
  • Valor da RPV: Quanto você tem para receber;
  • Tempo de espera: Quanto tempo pode levar para o pagamento a ser feito;
  • Riscos do processo: A viabilidade do processo e possíveis riscos;
  • Negociação da proposta: Com base nessa análise, a empresa te fará uma oferta. 
  • Celebração do contrato: Se você aceitar a oferta, um contrato é assinado. Esse documento detalha tudo: valor, prazos e responsabilidades de cada parte.
  • Cessão do crédito: Você transfere a titularidade da RPV para a empresa, que então assumirá a responsabilidade de cobrar o valor do devedor.
  • Cobrança do devedor: A empresa utiliza meios legais para cobrar o valor da RPV, nesse sentido, espera em seu lugar e faz todos os trâmites para o recebimento. 
  • Deságio: O valor praticado pelas empresas tem a ver com o custo operacional e por isso a maior parte do valor fica com você e uma porcentagem com a empresa que você decidiu negociar o crédito.

Qual o período certo para vender uma RPV?

Para que a venda de uma Requisição de Pequeno Valor possa acontecer, é necessário que o processo esteja na fase de cálculo, trânsito em julgado ou quando já está expedida. 

 

Contudo, isso significa que a venda ocorre quando não há mais possibilidade de recurso por parte do órgão devedor.


Se você deseja vender sua requisição, basta procurar uma empresa especializada na compra e venda de créditos.

Parte dessas empresas estão prontas para realizar a operação e fornecer assistência necessária para fazer a cessão de créditos.

Empresas que compram rpv: Critérios e etapas

Quais são os critérios para uma empresa comprar RPV?

Vai depender de cada empresa e também dos critérios que a lei exige.

No entanto, o trâmite envolve uma análise mais detalhada de todo o processo para verificar se há riscos ou algo que possa impossibilitar essa empresa de receber no futuro.

É uma análise de risco e por isso acabam por exigir dados essenciais para executar a compra e assim também oferecer uma proposta.

Uma dica valiosa é justamente poder procurar bem e pesquisar pessoas e empresas sérias que farão com que seu crédito esteja ainda mais seguro ao optar pela antecipação de RPV.

Faz assim, pense que é seu patrimônio parado na justiça e que a movimentação que você fará nele a partir da venda é para agilizar as demandas e urgências de sua vida e por isso não coloque ele em risco fazendo qualquer escolha. 

Cuidados antes de vender RPV:

Use a internet a seu favor, utilize as ferramentas de busca e pesquisa como o google e também o Reclame Aqui para ver como a empresa resolve e assim desenrola os problemas dos clientes.

As redes sociais são uma boa oportunidade de conhecer melhor a empresa e suas atividades e assim os propósitos e se isso se encaixa no perfil de um comprador para você. 


Sinta segurança em fazer a operação de venda e por isso escolha a empresa ideal. 

Os principais cuidados a serem tomados ao vender um RPV:

 

  • Reputação: Pesquise a reputação do comprador ou empresa intermediária.
  • Condições de Pagamento: Avalie as condições de pagamento e possíveis cláusulas contratuais.

Quais são os documentos necessários para realizar a venda de rpv

Os dados solicitados pelas empresas costumam ser:

  • O número do processo ou cópia dos autos; 
  • Documentação de identificação, tais como: CPF, RG e CNH ou documento com foto; 
  • Alguma comprovação de residência, aí neste caso pode ser uma conta de luz, de água e assim de telefone. 
  • Dados da conta para assim ser efetuado o pagamento; 
  • Laudos de saúde; 
  • Certidões;
  • Assinatura do contrato, que pode ser digital.   

 

Existe desconto na venda?

Chamamos de deságio o valor que é aplicado em cima da venda.

O deságio é o valor descontado quando você decide antecipar o recebimento de uma Requisição de Pequeno Valor.

Ele representa a diferença entre o montante total a ser recebido no futuro e o valor que você obtém de forma antecipada.

 

Por que o deságio é praticado?

Parte do deságio praticado pelas empresas se deve ao risco que elas assumem e aos custos envolvidos no processo.

O deságio, nesse contexto, é o custo que você paga para ter acesso ao dinheiro de maneira rápida.

O LCbank antecipa valores de processos judiciais vencedores!

Mesmo antes da expedição da RPV. Basta que o processo esteja na fase de execução, momento em que já existe um cálculo do valor devido.

Nossos diferenciais:

  • Atendimento 100% online individualizado;
  • Rapidez na análise do processo;
  • Proposta e pagamento seguro em até 24h (após assinatura do contrato)

LCbank também é para advogados:

Para atender às necessidades financeiras dos advogados que recebem seus honorários somente no êxito da ação, o LCbank oferece um serviço exclusivo direcionado especialmente aos que desejam melhorar seu fluxo de caixa.

 

A transformação de processos judiciais em oportunidades de capital de giro é uma estratégia bem eficaz para impulsionar o crescimento de escritórios advocatícios, independentemente do porte ou da área de atuação.

 

Conheça nossos canais de atendimento e faça contato com o LCbank hoje mesmo e entre em contato também em: RPV Federal


Vem conversar com a nossa equipe! 

Empresas que compram rpv: Critérios e etapas
Cássia Dantas

Cássia Dantas

Redatora

Consulte quanto pode valer sua RPV ou Precatório
Preencha o formulário e um de nossos atendentes vai entrar em contato com você.
O seu CPF nos ajuda a localizar e analisar, em poucos minutos, sua RPV.

LCbank – CNPJ: 43.945.933/0001-64